Últimas Notícias

ENTENDA O REAJUSTE NEGATIVO NO PLANO DE SAÚDE

19 de Julho de 2021

A Unimed Teresina vai aplicar reajuste negativo de -8,19%, respeitando a definição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 12 de julho.

A redução na mensalidade será aplicada gradualmente, conforme o cronograma sugerido pelo órgão regulador, que leva como critério o mês de aniversário do contrato do beneficiário. 

Entenda em detalhes como a medida será colocada em prática: 

 

 

Quais planos vão sofrer redução de -8,19% na mensalidade? 

A redução ocorrerá para os planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares, ou seja, não odontológicos. Este é um reajuste para planos do tipo Pessoa Física.  Planos empresariais ou coletivos (PJ) não obterão este reajuste em específico. 

 

Quando meu boleto virá atualizado com a redução?

Isso vai depender da data de aniversário do seu contrato junto ao plano de saúde. Todos os contratos que fazem aniversário entre maio de 2021 e abril de 2022 estão dentro da medida. 

Para quem já teve contrato completando aniversário em maio, junho e julho deste ano, a redução será aplicada nos próximos boletos e de forma gradual.

Os beneficiários cujos contratos são celebrados a partir de agosto terão os reajustes aplicados a partir do mês de aniversário do contrato até o aniversário seguinte. Ou seja, se seu contrato foi celebrado em abril, este reajuste será aplicado em abril de 2022 e segue até abril de 2023. Portanto, não há prejuízo em aniversariar o plano no ano que vem, pois o número de mensalidades com a redução será igual para todos. 

 

Contratos que completaram aniversário em maio, junho ou julho deste ano, anterior à decisão, como terão as mensalidades ajustadas?

Quem completou aniversário de contrato em maio de 2021 precisa receber a redução de -8,19% referente a maio, junho e julho de forma retroativa e as demais em seus meses de referência corretos. Neste caso, a redução de maio será aplicada no boleto de agosto junto com a redução de agosto; a de junho, no mês de setembro junto com a redução de setembro; e a de julho, no mês de outubro, junto com a redução de outubro. No mês de novembro e seguintes, a redução é aplicada normalmente, sem retroativos.

Da mesma forma, quem completou aniversário de contrato em junho de 2021 precisa receber a redução de -8,19% referente a junho e julho. Sendo assim, a redução de junho virá no mês de agosto, junto com a redução que cabe ao mês de agosto; e a redução de julho, na mensalidade de setembro, junto com a redução que cabe a setembro.

Já quem celebrou aniversário de contrato em julho precisa receber apenas a redução de julho retroativamente, e ela virá na mensalidade de agosto, juntamente com a redução que concerne a agosto. A partir de setembro, a redução é aplicada normalmente, sem retroativos, até o próximo aniversário de contrato.

 

Há mais algum reajuste previsto na mensalidade do plano de saúde?

Além do reajuste anual definido pela ANS, há mais um tipo de reajuste, mas que segue um calendário à parte: o reajuste por faixa etária.

A redução de -8,19% na mensalidade não incide sobre o reajuste por faixa etária. Portanto, fique atento ao seu boleto, pois as taxas aparecem de forma detalhada e a cobrança é a composição da mensalidade com o reajuste anual definido pela ANS (para mais ou para menos), o reajuste de faixa etária (quando couber), mais o parcelamento de recomposição do reajuste de períodos anteriores (quando a ANS suspende a cobrança de reajuste por um tempo, mas que depois é recomposta gradualmente, como ocorreu no ano passado). 

 

As parcelas da recomposição do reajuste do ano passado terão redução?                    

É importante lembrar que as parcelas relativas à recomposição dos reajustes suspensos no período de setembro a dezembro de 2020 continuam sendo aplicadas normalmente de acordo com o parcelamento determinado pela ANS. Isto é, as parcelas da recomposição não sofrerão o reajuste negativo de -8,19% de 2021.

TI Unimed Teresina