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Prontuário afetivo: pacientes ganham identificação por meio de gostos e preferências no leito de UTI

Um prontuário é um documento utilizado pelos profissionais de saúde para registrar diariamente todas as informações referentes ao paciente assistido. Informações sobre a evolução do quadro de saúde, medicamentos prescritos e administrados, procedimentos realizados, além de nome, idade e números de documentos pessoas são obrigatórios para garantir um atendimento seguro. Porém, esse documento tão importante não deixa claro quem são de fato essas pessoas. Ele não revela seus gostos, suas preferências, nem quem elas representam no seu contexto familiar.

Para devolver essa identidade aos seus pacientes e acolhe-los nesse momento delicado, os profissionais de saúde das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do Hospital Unimed Primavera (HUP) criaram o prontuário afetivo. Nele constam informações como preferencias pessoais com relação a comida, música e hobbies. Além disso, para deixar as informações ainda mais acolhedoras os profissionais usam canetas coloridas e ilustrados com flores e corações.

“Devolver a identidade dos nossos pacientes nos mostrou o quanto isso é importante para ajudar no processo de recuperação. Além disso, ganhamos ainda mais confiança da família. Eles passam a se sentir mais seguros com relação às medidas adotadas durante o tratamento. Nossos pacientes não são somente mais um número nas estatísticas de contaminados da Covid-19. Eles são pais, mães, filhos, tios, tias, primos e amigos amados. É sempre o amor de alguém”, ressaltou a coordenadora da psicologia do HUP, Renata Cardoso.

Para o diretor técnico do HUP, Rafael Correia Lima, o Hospital está sempre procurando desenvolver ações que ajudem a melhorar ainda mais a segurança e o bem-estar dos pacientes. “O prontuário afetivo demonstra nosso compromisso com a saúde dos pacientes. Entendemos que cuidar não é só administrar medicamento e fazer exames. É acolher, ter empatia e compaixão pelo outro. Essa pandemia nos mostrou o quanto é importante manter um atendimento cada vez mais humanizado e voltado para manter nossos pacientes seguros e acolhidos”, destacou o diretor.



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