Intranet Hospital Ilhotas

Notícias internas

Unimed Teresina faz doação para a Associação Lar Preciso Viver

A fim de acolher pessoas que estão em tratamento de câncer e em situação de vulnerabilidade, um grupo de amigos fundou a Associação Lar Preciso Viver. A Associação que fica localizada na rua Alagoas, 1850, bairro Pirajá, zona norte de Teresina, atende e apoia essas pessoas oferecendo acompanhamento psicossocial, cestas básicas, medicamentos, perucas e móveis. Como é uma instituição sem fins lucrativos, a Associação depende da doação de terceiros.

A Unimed Teresina, como forma de contribuir com esse trabalho, doou um bebedouro para a instituição. Como a Casa recebe muitas pessoas diariamente, segundo Antônio Rezende, presidente da Associação, essa era uma necessidade urgente e que vai contribuir para melhorar o atendimento. “Essa doação veio em boa hora. Estamos felizes com a sensibilidade da Unimed Teresina. Tudo que temos vem de doações de pessoas que se identificam com a nossa causa. Precisamos de tudo que possa ajudar a minimizar a dor e o sofrimento dessas pessoas. Muitos não têm o básico para viver”, explicou.

A Associação Lar Preciso Viver nasceu a partir da vontade do educador físico Antônio Rezende em ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele vendeu sua casa própria e convidou um grupo de amigas para compartilhar desse sonho. A Casa oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos que fazem o acolhimento, orientação e identificação das necessidades de todos que são amparados pela casa.

De acordo com o urologista e presidente do Sistema Unimed Teresina, Emmanuel Fontes, o momento requer mais solidariedade e empatia. “Temos como um dos pilares de atuação a Responsabilidade Social. Somados a todos os esforços que a Unimed tem implementado para o enfrentamento da Covid-19, estamos apoiando projetos e instituições que trabalham para minimizar o sofrimento de famílias carentes de nossa capital”, disse o presidente.

Como é uma instituição sem fins lucrativos, a Associação depende da doação de terceiros.

Leia mais

Programa Minha Saúde da Unimed Teresina completa dois anos

O Programa Minha Saúde da Unimed Teresina completou neste mês de julho dois anos no ar. Exibido todas às terças-feiras no Jornal Notícia da Manhã da TV Cidade Verde, o Minha Saúde levou nesses dois anos de existência mais de 70 médicos cooperados com temas importantes para a saúde da população. Para se adaptar à pandemia e garantir a segurança dos médicos e da equipe de produção, o Minha Saúde mudou o formato e passou a atender os cooperados em suas casas, ambientes de trabalho e a receber vídeos gravados pelos próprios médicos. Tudo para continuar levando informação de qualidade para os seguidores do programa.

Para o gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Teresina, Washington Moura, manter o programa rodando semanalmente durante a pandemia foi um grande desafio. “Obedecendo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde, decidimos manter o programa no ar para levar ao nosso público todas informações necessárias para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Sabemos da nossa responsabilidade enquanto um plano de saúde que estimula a promoção à saúde e a qualidade de vida. Portanto, é nosso dever manter o público bem informado com o que há de mais atual sobre prevenção e tratamentos”, explicou.

Emmanuel Fontes, urologista e presidente do Sistema Unimed Teresina, parabenizou o Minha Saúde e disse que o programa fez a diferença durante a pandemia da Covid-19. “Durante a pandemia nossos médicos fizeram a diferença ao levar um conteúdo esclarecedor e de qualidade para o público. Parabéns para o Minha Saúde e para os nossos cooperados. Essa é a nossa missão e o nosso jeito de cuidar”, destacou o presidente.

Para comemorar os dois anos de existência do Minha Saúde, a Unimed Teresina produziu um programa especial com depoimentos de médicos sobre a importância dos temas discutidos e curiosidades sobre os bastidores. O Programa Minha Saúde vai ao ar todas às terças-feiras no Jornal Notícia da Manhã da Tv Cidade Verde e fica disponível nas redes sociais e spotify da Unimed Teresina.

 

Foram mais de 70 médicos cooperados com temas importantes para a saúde da população.

Leia mais

Lindomar vence mais um campeonato de ciclismo em José de Freitas

Nesse domingo (18) foi realizada a primeira etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo na cidade de Altos. Uma prova bastante técnica, em formato de circuito, com quase 49 Km de areal, estradão e subidas. Com o tempo de 1h42min, o atleta da Unimed Teresina, Lindomar Ferreira, foi campeão na Categoria B1, após se recuperar de uma queda.

Lindomar disse que essa prova foi rápida e que ele conseguiu atingir a velocidade de 45,8 km/h. “Foi uma prova muito boa. Apesar das dificuldades consegui atingir uma velocidade boa e num tempo muito bom. Meu condicionamento físico ajudou bastante”, disse.

Para o presidente da Unimed Teresina, Emmanuel Fontes, Lindomar é motivo de muito orgulho para a cooperativa. “Nossos atletas são exemplos de determinação e perseverança. Isso nos estimula a continuar investindo nessa parceria que rende bons frutos e serve de inspiração para os que querem iniciar carreira de atleta”, destacou.

Com o tempo de 1h42min, o atleta da Unimed Teresina, Lindomar Ferreira, foi campeão na Categoria B1, após se recuperar de uma queda.

Leia mais

HUP dá posse à sua Comissão de Ética de Enfermagem

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Unimed Primavera (HUP) tomou posse na manhã desta terça-feira (29), no auditório da unidade. Com o tempo de atuação de três anos, prorrogáveis por mais três, a Comissão é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo sete membros efetivos e cinco suplentes.

Durante a solenidade de posse a gerente de enfermagem do HUP, Angeline Andrade, falou sobre a importância do trabalho da Comissão para garantir uma conduta ética dos profissionais de enfermagem dentro do Hospital. “Essa Comissão tem um caráter orientador, fiscalizador e não punitivo. Ela zela pelo exercício ético dos profissionais de enfermagem, combatendo o exercício ilegal da profissão e notificando ao COREN as irregularidades, reivindicações, sugestões e as infrações éticas”, destacou a gerente.

Wilson da Conceição, técnico de enfermagem e membro da CEE do HUP, falou da importância e da emoção de participar de uma Comissão tão importante para o Hospital. “Estou começando uma nova jornada em minha vida e carreira. Tudo novo e o coração acelerado. Novos conhecimentos, novas habilidades, novas oportunidades vão surgir. É uma alegria poder fazer parte dessa Comissão”, comentou.

A eleição da CEE do HUP aconteceu nos dias 07 e 08 de junho de 2021, nos turnos manhã, tarde e noite.  O pleito contou com 18 candidatos e cada eleitor teve direito de votar em um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

O processo de eleição para criação dessa Comissão é sempre obrigatório nas instituições com mais de 50 profissionais de enfermagem. No caso do HUP, devem ser eleitos 12 membros, sendo um presidente, um secretário e os demais membros efetivos e suplentes.

A escolha dos integrantes é sempre realizada mediante eleição direta, obedecendo às regras da Resolução 572/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Resolução Interna do HUP. É obrigatória a participação de todos os enfermeiros do hospital e a vigência do mandato é de três anos.

A Comissão é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo sete membros efetivos e cinco suplentes.

Leia mais

Covid-19: Unimed Teresina já salvou mais de duas mil vidas

Sem se importar com as estatísticas que colocam os idosos como grupo de risco, seu Flávio Brasil, de 104 anos, venceu a Covid e entrou na lista dos que venceram a doença com louvor. A vitória do seu Flávio é uma das mais de duas mil vidas que já foram salvas nos hospitais do Recursos Próprios da Unimed Teresina. Até o momento foram 2.237 pessoas recuperadas da Covid-19, desde março, quando surgiu o primeiro caso no Piauí. Dentre os recuperados, em torno de 60% são homens e 40% são mulheres.

De acordo com o presidente da Unimed Teresina, médico urologista Emmanuel Fontes, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, os hospitais da Unimed Teresina têm adotado as melhores práticas para garantir um tratamento seguro e a cura da Covid-19.

“Além de termos investido na aquisição de novos equipamento e contratação de mais profissionais de saúde, adequamos a estrutura física de nossos hospitais a fim de separar nossos fluxos e garantir um atendimento seguro. Por conta do aumento no número de atendimento de pacientes com Covid, transformamos o HUP em hospital exclusivo para atendimento covid. Essa medida garantiu a disponibilidade de leitos para nossos beneficiários durante o período mais crítico da pandemia”, disse o presidente.

O Sistema Unimed Teresina possui dois hospitais próprios com atendimento de urgência e emergência adulto e infantil. O Hospital Unimed Primavera (HUP) oferece aos seus beneficiários um corpo clínico especializado e uma equipe médica de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência. No Pronto Atendimento possui médico ortopedista e clínico de plantão 24 horas.

A Unidade Unimed Ilhotas é porta de entrada para o atendimento de urgência e emergência infantil, e também agrega em sua estrutura o ambulatório adulto com 22 consultórios e 11 leitos de observação. Para as consultas eletivas as especialidades oferecidas são: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia e Urologia.

 

Até o momento foram 2.237 pessoas recuperadas da Covid-19, desde março, quando surgiu o primeiro caso no Piauí.

Leia mais

Idoso de 104 anos recebe alta hospitalar após se recuperar de Covid em Teresina

Superar. Esse verbo nunca foi tão bem aplicado como na história do seu Flávio Brasil, de 104 anos. Após passar 13 dias internado no Hospital Unimed Primavera (HUP), seu Flávio recebeu alta nesta segunda-feira (21) sob as palmas dos profissionais que o assistiram. Mesmo tendo sido vacinado com as duas doses da vacina contra a Covid-19, ele apresentou sintomas leves da doença e não necessitou de internação em UTI. Dada sua idade avançada, recebeu suporte de oxigênio, tratamento adequado para combater a infecção e o carinho e a atenção dos profissionais de saúde do HUP.

Ivone Andrade, filha de seu Flávio, disse que ele é muito forte, saudável e que quase não adoece, porém apresentou uns sintomas de gripe e a família resolveu fazer logo o teste de Covid-19. “Quando fizemos o teste e deu positivo, resolvemos fazer em todos da casa que tinham contato com o papai. Para nossa surpresa todos deram negativo pra Covid. No começo ele estava bem e só apresentava uma tosse. O geriatra que o acompanha não viu necessidade de internação. No dia seguinte, papai apresentou uma retenção urinária e o geriatra resolveu internar. Fomos muito bem recebidos no HUP. O médico pediu os exames para avaliar melhor seu quadro clínico. Após os resultados, o médico achou por bem internar para não termos nenhuma surpresa”, explicou.

Ivone disse ainda que seu Flávio foi muito bem cuidado durante sua internação do HUP. “Meu pai foi muito bem cuidado pelas equipes do Hospital Unimed Primavera. Eles abriram exceção para ter mais de um acompanhante e fiquei visitando meu pai todos dias. Esse tipo de atenção faz toda diferença no atendimento”, comentou.

Para o diretor técnico do HUP, Dr. Rafael Correia Lima, cada história de superação que passa pelo HUP dá mais certeza de que tudo vai passar. “Estamos certos de que nossos esforços estão fazendo a diferença no tratamento dos nossos pacientes. Cada alta hospitalar nos enche de alegria e esperança de dias melhores”, destacou o diretor.

Após passar 13 dias internado no Hospital Unimed Primavera (HUP), seu Flávio recebeu alta nesta segunda-feira (21) sob as palmas dos profissionais que o assistiram.

Leia mais

Diretoria Executiva se reúne com equipes da Unimed Ilhotas

Unimed Teresina retoma cirurgias eletivas em toda a sua rede credenciada

A partir desta terça-feira, 01 de junho, serão retomadas as cirurgias eletivas em toda rede credenciada da Unimed Teresina e Intermed. Essa medida foi tomada após a redução na taxa de ocupação de leitos nos Hospitais do Sistema Unimed Teresina. As cirurgias eletivas nas clínicas especializadas em atendimento oftalmológico e de otorrinolaringologia foram retomadas na rede credenciada desde o dia 21 de maio. 

De acordo com o presidente do Sistema Unimed, Emmanuel Fontes, esse retorno foi planejado com muita responsabilidade para garantir leitos Covid e, assim, continuar garantindo atendimento aos pacientes infectados com o novo coronavírus. “Estamos gerenciando a disponibilidade de leitos dos nossos hospitais para garantir um atendimento seguro e de qualidade. Esse retorno está acontecendo de forma gradual, acompanhando a taxa de ocupação de leitos dos nossos hospitais”, destacou o presidente. 

Desde o início da pandemia, a Unimed Teresina não interrompeu os procedimentos ambulatoriais, bem como cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas, além de outras consideradas como urgentes tanto nos hospitais da Unimed quanto na rede credenciada. O Hospital Unimed Primavera (HUP) que estava com seu atendimento exclusivo para Covid desde março deste ano, retomou na última quarta, 26 de maio, o atendimento e cirurgias de urgência e emergência não covid.

Medida foi tomada após a redução na taxa de ocupação de leitos nos Hospitais do Sistema Unimed Teresina

Leia mais

HUP reabre Pronto Atendimento para atendimento de urgência e emergência não covid

Devido à redução nas taxas de ocupação de leitos de internação e de UTI, o Hospital Unimed Primavera (HUP) decidiu reabrir a partir desta quarta-feira, 26 de maio, o seu Pronto Atendimento NÃO COVID para os atendimentos clínicos e cirúrgicos de urgência e emergência, inclusive com disponibilidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o diretor técnico do HUP, Rafael Correia Lima, para garantir a segurança dos clientes e colaboradores, o Hospital continua adotando todos os protocolos de segurança relacionados à Covid-19. “Nosso atendimento segue todas as normas de segurança dos órgãos internacionais de saúde.  Nosso Hospital segue com a separação de fluxos e cuidados pré-operatórios que minimizam os riscos de contaminação e garantem um atendimento seguro e de qualidade”, explicou o diretor.

O HUP oferece aos seus clientes um corpo clínico com mais de 20 especialidades e uma equipe médica de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia. Possui ainda um centro de diagnóstico que realiza eletrocardiograma, ecotransesofágico, ecocardiograma, hemodinâmica, imunologia, microbiologia, exames laboratoriais e exames de imagem como tomografia, raios x e ultrassonografia.  

Atendimentos clínicos e cirúrgicos de urgência e emergência, inclusive com disponibilidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia mais

Unimed Teresina autoriza retorno das cirurgias eletivas oftalmológicas e de otorrinolaringologia

Após observar o cenário pandêmico e considerar a importância de retornar gradualmente as cirurgias eletivas, o Sistema Unimed Teresina decidiu pelo retorno das cirurgias eletivas nas clínicas especializadas em atendimento oftalmológico e de otorrinolaringologia da rede credenciada. Ficam mantidos os procedimentos ambulatoriais, bem como cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas, além de outras consideradas como urgentes tanto nos hospitais da Unimed quanto na rede credenciada.

De acordo com o presidente da Unimed Teresina, Emmanuel Fontes, os procedimentos urgentes necessitam da solicitação do médico. “Ao fazer a solicitação do procedimento, o médico deve fazer a descrição da solicitação com a indicação da necessidade de urgência. Com isso, conseguimos manter um controle de leitos para garantir o atendimento de pacientes vítimas da Covid”, disse o presidente.

O Sistema Unimed Teresina possui dois hospitais mantidos com os recursos próprios, além de uma ampla rede credenciada com 173 clínicas, 15 hospitais e 26 laboratórios. Um dos hospitais próprios é o Hospital Unimed Primavera (HUP) que oferece aos seus beneficiários um corpo clínico especializado e uma equipe médica de resposta rápida para atendimento de urgência e emergência. No Pronto Atendimento possui médico ortopedista e clínico de plantão 24 horas. Nesse contexto de pandemia, o HUP está voltado exclusivamente para o atendimento de pacientes vítimas da Covid. Dessa forma, a Unimed Teresina garante atendimento a todos os seus beneficiários.

O outro é o Hospital Unimed Ilhotas (HUI) que, além de ser a porta de entrada para o atendimento de urgência e emergência pediátrico, também agrega em sua estrutura o ambulatório adulto e infantil com 12 consultórios e 13 leitos de observação. Para as consultas eletivas as especialidades oferecidas são: Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia e Urologia.

 

 

Ficam mantidos os procedimentos ambulatoriais, bem como cirurgias cardíacas, oncológicas, neurológicas, além de outras consideradas como urgentes tanto nos hospitais da Unimed quanto na rede credenciada.

Leia mais

Pops Unidade Ilhotas - UI

Processos Operacionais Padrão - POPs

Sem POPs