Intranet Unimed Teresina

FAQ para fluxo de atendimento

Aqui você encontra a resposta certa para as perguntas mais frequentes.

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O beneficiário realiza a contratação do plano de saúde (individual ou coletivamente) e, a partir daí, garante a prestação de serviços médicos e/ou odontológicos para assistência à saúde, por tempo indeterminado e sem teto máximo, conforme contratado pelo segurado ou empresa. Os planos de saúde no Brasil são regulamentadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Obtenha informações e faça uma simulação para verificar a melhor opção aqui em nosso site por meio do menu “Central de Vendas”. Se preferir, entre em contato com um de nossos representantes autorizados no telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou informe-se na própria sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

A utilização dos serviços abrangidos pelo plano de saúde só poderá ser realizada após o cumprimento das carências contratualizadas. Durante esse período, o segurado só tem direito ao atendimento nos casos de acidente pessoal, após 24 horas da vigência do contrato. Caso o beneficiário seja oriundo de portabilidade de carências, poderá ter aproveitamento total ou parcial das carências já cumpridas em outra operadora ou plano de saúde.

Para beneficiários titulares: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS; Para beneficiários dependentes: Cônjuge ou companheiro: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e Certidão de Casamento Civil ou Declaração de União Estável (reconhecida em cartório); Filhos menores de 18 anos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS; Filhos com idade entre 18 (dezoito) anos completos e menores de 24 (vinte e quatro) anos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovação de matrícula em IES; Menores tutelados: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovação de guarda.

Obtenha informações e faça uma simulação para verificar a melhor opção aqui em nosso site por meio do menu “Central de Vendas”. Se preferir, entre em contato com um de nossos representantes autorizados no telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou informe-se na própria sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Reajuste é a atualização da mensalidade baseada na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares com o objetivo de manter a prestação do serviço contratado. A ANS é a entidade responsável pela regulação dos reajustes aplicados pelas operadoras de planos de saúde. Atualmente, existem dois tipos possíveis de aumentos: reajuste anual por variação de custos (realizada uma vez por ano, no aniversário do contrato) e reajuste por variação de faixa etária do beneficiário (realizada a cada variação de faixa etária ajustada em contrato).

O reajuste por mudança de faixa etária ocorre de acordo com a variação da idade do beneficiário e somente pode ser aplicado nas faixas autorizadas em contrato. As faixas etárias para correção variam conforme a data de contratação do plano e os percentuais de variação precisam estar expressos no contrato.

É o período compreendido entre o início de vigência do contrato e o início da cobertura contratada. Durante esse período, o segurado só tem direito ao atendimento nos casos de acidente pessoal, após 24 horas da vigência do contrato.

O realizado através de portabilidade de carências ou para adesões coletivas a partir de 30 beneficiários.

A coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde.

A mudança da abrangência é feita mediante portabilidade de carências. Neste caso, dependerá do produto de origem, do produto de destino desejado e do cumprimento dos requisitos obrigatórios pela ANS.

A alteração de Operadora é realizada mediante portabilidade de carências. Cumpridos todos os requisitos, é possível que se tenha redução total ou parcial das carências já cumpridas.

Podem ser dependentes em contratos com aplicabilidade individual: o cônjuge; o companheiro, havendo união estável na forma da lei, sem eventual concorrência com o cônjuge salvo por decisão judicial; Filhos e enteados, ambos com até 18 anos incompletos ou, se estudantes universitários, até 24 incompletos; tutelados e menores sob guarda. Para contratos com aplicabilidade coletiva, é necessário verificar as especificidades contratualizadas.

Obtenha informações e faça uma simulação para verificar a melhor opção aqui em nosso site por meio do menu “Central de Vendas”. Se preferir, entre em contato com um de nossos representantes autorizados no telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou informe-se na própria sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Para produtos com aplicabilidade individual/familiar e observando os casos em que o genitor do recém-nascido (até 30 dias contados da data do nascimento) possua produto com cobertura obstétrica, é possível realizar inclusão entrando em contato com a Central de Vendas. Neste caso, a criança herdará as carências já cumpridas pelo beneficiário genitor. Caso já tenha cumprido o prazo de carência máximo de 180 (cento e oitenta) dias, o recém-nascido será isento do cumprimento de carências para cobertura assistencial; ou caso o beneficiário, pai ou mãe, ou responsável legal não tenha cumprido o prazo de carência máximo de 180 (cento e oitenta) dias, a cobertura assistencial a ser prestada ao recém-nascido seguirá o limite de carência já cumprida pelo beneficiário. Observados os prazos máximos para inclusão, não caberão alegações de doença ou lesão preexistente - DLP. Para produtos com aplicabilidade coletiva, primeiramente é necessário verificar se o contrato específico permite a adesão de dependentes.

Nos casos de contratos com aplicabilidade individual/familiar, os beneficiários terão que cumprir todas as carências, exceto para casos de recém-nascidos (filho natural ou adotivo) ou menor sob guarda ou tutela, e para beneficiários migrados por portabilidade de carências. Para os casos de contratos com aplicabilidade coletiva, primeiramente é necessário verificar se o contrato específico permite a adesão de dependentes.

Para beneficiários titulares: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão Nacional do SUS; Para beneficiários dependentes: • Cônjuge ou companheiro: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e Certidão de Casamento Civil ou Declaração de União Estável (reconhecida em cartório); • Filhos menores de 18 anos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS; • Filhos com idade entre 18 (dezoito) anos completos e menores de 24 (vinte e quatro) anos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovação de matrícula em IES; • Menores tutelados: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovação de guarda.

É possível mudar o plano utilizando a portabilidade de carências.

É a possibilidade de contratar um plano de saúde, da mesma operadora ou de uma operadora diferente, sem necessidade de cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária exigíveis e já cumpridos no plano de origem. Esse direito é garantido a todos os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 02/01/1999, independentemente do tipo de contratação do plano, que cumpram os requisitos mínimos para solicitar a portabilidade de carências, de acordo com as regras dispostas na Resolução Normativa nº 438/2018.

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Através da nossa Central de Atendimento telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 e pelo site da Unimed Teresina no menu “Atualização Cadastral”.

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Para facilitar o atendimento ao beneficiário, Unimed Teresina disponibiliza a solicitação de autorização diretamente do prestador em casos de exames/sessões prescritas por médicos cooperados. Em casos de solicitação prescritas por médicos não cooperados a solicitação de autorização deverá ser realizada através da nossa Central de atendimento WhatsApp (86) 2107-8000. Documentos necessários para solicitar autorização: Cartão da Unimed; Guia/pedido do exame e/ou procedimento; Documento de identificação. Observação: Em casos de procedimentos cirúrgicos é necessário o envio do exame comprobatório.

Não, o pedido de autorização pode ser encaminhado por qualquer pessoa, portando a documentação do cliente e a solicitação médica.

A validade do pedido médico é de 30 (trinta) dias.

A validade de uma autorização é de 30 (trinta) dias. Após esse prazo, o cliente deve procurar a Unimed Teresina para revalidar e, em algumas situações, o médico deverá atualizar a prescrição.

A autorização é necessária para todos os serviços que necessitem de internação hospitalar, tratamentos quimioterápicos, tratamentos com medicações, procedimentos /consultas ambulatoriais e exames.

Deverá solicitar autorização através da nossa Central de Atendimento WhatsApp (86) 2107-8000.

Sim, a Unimed Teresina disponibiliza a solicitação de autorização diretamente do prestador credenciado em casos de exames/sessões prescritas por médicos cooperados.

Todos os atendimentos previstos no contrato serão fornecidos no limite do Rol de Procedimentos determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Rol disponível no site da ANS: www.ans.gov.br.

Os prazos máximos para atendimento aos beneficiários dos planos de saúde são (dias úteis) conforme a RN 259. Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - 07 (sete); Consulta nas demais especialidades - 14 (catorze); Consulta/ sessão com fonoaudiólogo - 10 (dez); Consulta/ sessão com nutricionista - 10 (dez); Consulta/ sessão com psicólogo - 10 (dez); Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional - 10 (dez); Consulta/ sessão com fisioterapeuta - 10 (dez); Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial - 03 (três); Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial - 10 (dez); Procedimentos de alta complexidade (PAC) - 21 (vinte e um); Atendimento em regimento hospital-dia - 10 (dez); Atendimento em regime de internação eletiva - 21 (vinte e um); Urgência e emergência – Imediato; Consulta de retorno - A critério do profissional responsável pelo atendimento. Fonte: www.ans.gov.br

Exames e procedimentos podem ter o pedido de autorização negado. Só vai acontecer se o que for solicitado não estiver previsto contratualmente, não preencher requisitos/diretrizes de utilização fixados pela própria Agência Nacional de Saúde Suplementar ou estiver expressamente excluído de cobertura, conforme art. 10 da Lei 9.656/98. Além disso, algumas solicitações são negadas após análise de uma terceira opinião, escolhida de comum acordo entre a operadora e o médico assistente, sempre que persistir uma divergência médica.

Deverá solicitar o cancelamento através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou e-mail atendimento@unimedteresina.com.br.

É considerada urgência o evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional. Já a emergência é a situação que implica risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizada em declaração do médico assistente.

De posse da solicitação médica e com o Cartão Unimed Teresina, deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento WhatsApp (86) 2107-8000 e e-mail: atendimento@unimedteresina.com.br.

Plano Não Regulamentado: São planos comercializados antes da Lei 9.656/98, em vigência desde janeiro de 1999. A nova lei não extinguiu os contratos firmados anteriormente e que estavam em curso, mesmo que eles imponham limites na assistência médica. O cliente Unimed pode migrar para o contrato regulamentado a qualquer momento, adequando, todavia, os valores das mensalidades às novas coberturas e cumprindo carência de 06 (seis) meses para os novos serviços e limitações. Para isso, basta procurar a Sede Administrativa da Unimed. Plano Regulamentado: São planos comercializados a partir de janeiro de 1999, adequados à Lei 9.656/98. As vantagens para os clientes são enormes, pois os contratos oferecem uma maior quantidade de serviços. Seguem algumas vantagens: •Plano sem limite para Exames especializados e Internações •Cobertura ampliada •Analgesia em parto normal.

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Intercâmbio é o nome da operação que se dá quando o cliente de uma Unimed tem atendimento prestado por outra Unimed. Por exemplo: um cliente da Unimed Teresina está em Fortaleza para atendimento. Nesse caso, a Unimed Fortaleza entra em contato com a Unimed Teresina para coletar todas as informações contratuais, e assim, prestar o serviço.

Primeiramente é necessário que o beneficiário se certifique da abrangência do plano contratado, pois existem planos com cobertura: Estadual (Estado do Piauí) e Nacional (Brasil). O beneficiário poderá acessar o site da respectiva Unimed para consultar a rede credenciada local. Nos casos dos planos Estaduais e Nacionais, deve-se solicitar autorização na Unimed local (cidade onde estiver), que entrará em contato conosco (Unimed Teresina) para verificar a cobertura e a carência do plano e/ou procedimento, liberando ou não a autorização.

Não. Os contratos da Unimed Teresina contemplam apenas hospitais da rede básica.

Caso o seu cartão não tenha nenhuma restrição de atendimento fora da área de abrangência de sua Unimed, o usuário poderá realizar atendimentos

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O termo “HOME CARE”, de origem na língua inglesa, é utilizado na língua portuguesa para designar “CUIDADOS EM CASA”. É um serviço voltado para pacientes desospitalizados que reúnem condições de continuar seu tratamento em ambiente domiciliar. Os principais usuários desse serviço são pacientes portadores de doenças crônicas que requerem cuidados frequentes e em razão da dependência para o atendimento de suas necessidades diárias. Segundo a literatura médica, esse serviço poderá variar de acordo com a complexidade da patologia do paciente, abrangendo o atendimento por parte de equipes multidisciplinares, em visitas programadas, nos casos menos complexos, até a internação domiciliar, requerida em situação de média e alta complexidade, por isso, exigindo cuidados mais permanentes.

O serviço de HOME CARE poderá ser utilizado quando houver uma solicitação de avaliação formal realizada por qualquer profissional médico, desde que tal solicitação seja apreciada e autorizada pelo médico do quadro do serviço. Registra-se que esse último profissional disporá de uma tabela de elegibilidade, previamente estabelecida a qual serve de instrumento para indicar o serviço a ser disponibilizado (ASSISTENCIA DOMICILIAR ou INTERNAÇÃO DOMICILIAR), definindo, assim, o plano de cuidados a ser utilizado, o que será possível de acordo com a complexidade do quadro clinico do paciente.

O serviço de assistência domiciliar será destinado, principalmente aos pacientes idosos e acamados, portadores de doenças crônicas e, excepcionalmente a pacientes de outras faixas etárias, sempre que haja indicação médica. O serviço de internação domiciliar destina-se a pacientes de média e alta complexidade em uso de GASTROSTOMIA (GTT) E SONDA NASOENTERAL, TRAQUEOSTOMIZADO, EM USO DE SUPORTE VENTILATORIO E MEDICAÇÃO ENDOVENOSA.

Todos os beneficiários da UNIMED Teresina poderão utilizar os serviços de HOME CARE. Para tanto deverá protocolar na sede da operadora (UNIMED) uma solicitação de avaliação, assinada por um médico. Essa avaliação será realizada pelo médico do serviço que, após a aplicação da tabela de elegibilidade, adotará a conduta que o caso requer.

A família trabalhara juntamente com a equipe, realizando cuidados (cuidador responsável), como também sinalizar sempre que houver falhas no serviço, assim como, na postura e conduta inadequada por parte dos profissionais, como também eventuais mudanças do perfil de saúde.

Regulamentada pela Lei N° 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providencias. Art. 10 – O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, cabendo-lhe: I – assistir ao Enfermeiro: a) no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem; b) na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave; c) na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica; d) na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar; e) na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde; f) na execução dos programas referidos nas letras “”i”” e “”o”” do item II do Art. 8º. II – executar atividades de assistência de Enfermagem, excetuadas as privativas do Enfermeiro e as referidas no Art. 9º deste Decreto: III – integrar a equipe de saúde.

Pacientes da Internação domiciliar – devem sinalizar ao enfermeiro sobre aviso, que esse orienta o procedimento a ser adotado. Dispomos ainda do serviço de SOS Unimed que atende nossas urgências e emergência com o atendimento pré hospitalar e de remoção.

Existem dois programas: • Cadastro Vital - Equatorial Trata-se do cadastro das unidades domiciliares consumidoras em que reside portador de doença ou deficiência, cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos, que para seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. O objetivo desse cadastro é informar ao responsável pela unidade consumidora, com a antecedência, em caso de desligamentos programados na rede e cortes de fornecimento de energia elétrica por inadimplemento ou, ainda, priorizar atendimento a clientes com reclamações acerca de falta de energia, para que não haja comprometimento do funcionamento dos tais equipamentos. Exemplos de equipamentos considerados Vitais: São considerados equipamentos de sobrevida: a) Respiradores ou ventilador pulmonar; b) Aspiradores de secreções; c) Concentrador de Oxigênio; d) Bomba de infusão; e) Situações especiais com base na avaliação médica. Como acessar o serviço? Para solicitar a inscrição no cadastro de unidades consumidoras com equipamento/aparelho elétrico vital à sobrevivência, os seguintes documentos devem ser apresentados: Documentos pessoais do usuário do equipamento e do responsável pela unidade consumidora (no caso RG e CPF); Formulário de comprovação de uso de equipamento vital. Deve ser preenchido, carimbado e assinado pelo médico responsável; Termo de compromisso; Declaração de comprovação de vínculo com o responsável pelo imóvel (a ser fornecida pela Equatorial Distribuição Piauí). Deve ser apresentado nos casos em que o usuário do equipamento e o titular da unidade consumidora não sejam a mesma pessoa. Depois de protocolada, a solicitação será analisada em até 03 (três) dias úteis. O cadastro de cadastro de unidades consumidoras com equipamento/aparelho elétrico vital à sobrevivência deve ser renovado anualmente; Este cadastro não isenta o consumidor do pagamento regular da fatura e das ações de cobrança em caso de inadimplemento. A tarifa social é um direito das famílias em que a renda por cada pessoa seja de até meio salário mínimo. Para ser incluído no benefício, o cidadão precisa comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora, levando a conta de energia. Após o CRAS conferir os dados, automaticamente o órgão comunica à Equatorial e, no mês seguinte, o desconto já será aplicado na conta do consumidor. Também têm direito aquelas famílias que possuem algum membro com Benefício de Prestação Continuada (BPC); que tenham algum membro que esteja em tratamento de saúde que utilize equipamento que consuma muita energia elétrica; e famílias indígenas e/ou quilombolas. Já as inscritas do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) têm o benefício de forma automática, desde que estejam com os dados atualizados. Onde acessar o serviço? Eletrobrás- Teresina Av: Maranhão, 759 – centro Telefone: 3228-8000

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O SOS Unimed é um serviço de atendimento móvel de urgência e emergência em domicílio, oferecido pelo Sistema Unimed Teresina para os beneficiários dos planos de saúde Unimed. Com uma equipe multiprofissional de plantão 24 horas por dia e ambulâncias equipadas com mais de 400 itens, incluindo equipamentos de ponta.

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Nosso serviço de remoção hospitalar é prestado com ambulâncias equipadas, prontas para atender remoções dos beneficiários de um hospital para outro, em situações de urgência e emergência, ou quando o estabelecimento hospitalar não dispuser de condições e ou recursos técnicos.

Através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 e e-mail: atendimento@unimedteresina.com.br.

1.1 Quando o paciente estiver DENTRO da área de atuação do seu plano de saúde: Se estiver em hospital do SUS ou se estiver em hospital privado que não pertence ao seu plano de saúde. 1.2 Quando o paciente estiver FORA da área de atuação do seu plano de saúde: Se estiver em hospital do SUS ou em hospital privado, desde que o incidente tenha ocorrido DENTRO da área de atuação do seu plano de saúde em caso de inexistência ou indisponibilidade de prestadores. 1.3 Quando o paciente estiver em hospital que pertence ao seu plano: Se não houver condições de atendimento naquele hospital ou em casos específicos previstos em contrato.

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Após entrar em contato com os prestadores credenciados e não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto em lei, o beneficiário deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da Unimed Teresina pelo telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 para obtenção de uma alternativa para o atendimento solicitado.

De acordo com a resolução normativa RN 259/268, a Unimed Teresina pode marcar a consulta com outros profissionais da mesma especialidade atendidos pelo plano escolhido, caso o beneficiário não consiga marcar a consulta. A Unimed também está autorizada a agendar consultas em cidades próximas cobertas pela área de saúde da ANS. A busca é feita pela especialidade e não pelo profissional.

Sim, crianças que nasceram pelo contrato regulamentado terá direito ao atendimento na carteira da mãe ou do pai durante os primeiros 30 (trinta) dias a contar de seu nascimento (plano com obstetrícia).

Sim. Se seu contrato tem abrangência nacional, você poderá ser atendido em todo Brasil, na rede credenciada pelas Unimeds onde você estiver, tanto para procedimentos de urgência e emergência, quanto para procedimentos eletivos. Deve ser observado se o tipo de credenciamento que aquele prestador tem com a Unimed local é contemplado em seu contrato, como, por exemplo, hospitais de alto custo e tabela própria.

A Unimed Teresina coloca à sua disposição médicos cooperados de várias especialidades. Escolha o de sua preferência e ligue para marcar a consulta. No dia e hora marcados compareça à consulta munido do cartão de identificação de beneficiário do plano de saúde da Unimed Teresina e documento de identificação. Se por qualquer motivo não puder comparecer à consulta marcada, ligue para cancelar com antecedência para não prejudicar o médico e outros clientes.

Uma vez autorizado o exame, o cliente pode se dirigir ao serviço credenciado para realizá-lo e deverá levar consigo o cartão de identificação do beneficiário do plano de saúde da Unimed Teresina e documento de identificação.

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Você pode acessar aqui em nosso site por meio do menu “Guia Médico” ou através do aplicativo Unimed Teresina disponível para Android e IOS na loja de aplicativos em seu celular.

Significa que o prestador de serviço ou médico não é credenciado à Unimed Teresina.

Deverá entrar em contato através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou por e-mail atendimento@unimedteresina.com.br.

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Para solicitar reembolso das despesas assistências deverá entrar em contato com o setor de Ouvidoria no telefone (86) 2107-8000 ou por e-mail ouvidoria@unimedteresina.com.br.

(Ver com o Daniel ou Diego) http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MzM3OQ==&highlight=WyJybiJd

O reembolso deverá ser pago no prazo máximo de 30 dias após a entrega da documentação que comprova a despesa.

Não. A Unimed Teresina possui vários médicos cooperados em diversas especialidades. Caso o beneficiário opte por realizar uma consulta com médico não cooperado, o custo desta consulta é de responsabilidade do beneficiário. Na hipótese de indisponibilidade ou inexistência de prestador no município pertencente à área geográfica de abrangência e a área de atuação prevista no contrato, a Unimed garante ao beneficiário os atendimentos conforme dispõe a Resolução Normativa - RN 259 de 2011 da ANS, sendo que essa normativa poderá ser acessada através do site: www.ans.gov.br.

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Através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina.

Neste caso, a adesão a um novo plano de saúde na tabela vigente, além do valor atualizado, acarreta em: cumprimento de novos períodos de carência, perda do direito à portabilidade de carências e preenchimento de nova declaração de saúde, e, caso haja doença ou lesão preexistente, acarreta no cumprimento de Cobertura Parcial Temporária; além de perda imediata do direito de remissão, quando houver, ou seja, os dependentes não poderão permanecer no plano após a morte do titular.

Não. Ao optar por cancelamento do plano a solicitação terá efeito de forma instantânea e não poderá mais ser anulada. Desta forma, é importante que você, cliente, analise com cautela esta decisão, pois ao se arrepender terá que fazer um novo plano na tabela vigente.

Conforme a lei nº 9656/98 da Agência Nacional de Saúde Suplementar o plano de saúde “Poderá ser rescindido este contrato unilateralmente pela CONTRATADA, com exclusão do CONTRATANTE e respectivos dependentes se houver atraso no pagamento por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigências do contrato (...)”.

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Sim. Todos os contratos regulamentados pela lei 9656/98 têm as mesmas coberturas contratuais. Porém, o que pode mudar de um plano Pessoa Física para outro de Pessoa Jurídica é o tempo de carência, a abrangência geográfica e a forma de reajuste. Informe-se com a sua empresa sobre as características de seu plano ou entre em contato conosco pela Central de Atendimento no Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000.

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Beneficiário maior de 18 anos ou contratante do plano de saúde.

A inclusão de débito automático pode ser solicitada a qualquer momento. Vale ressaltar que caso o boleto do mês já tenha sido gerado, a inclusão somente poderá ser realizada em seu próximo vencimento.

Através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Banco do Brasil, Itaú e Sicredi.

Documentos de identificação (RG ou CNH), carteira do convênio, dados bancários, declaração de inclusão de débito automático e comprovante de ativação do débito gerado pelo banco do beneficiário.

Prazo de 5 dias úteis.

Ao incluir o débito automático o boleto não ficará disponível nos canais de atendimento.

Sim, após a assinatura do formulário de exclusão de débito automático este encaminhado pela operadora ao beneficiário. Vale ressaltar que caso o boleto do mês já estiver gerado, a exclusão somente poderá ser realizada em seu próximo vencimento.

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Beneficiário maior de 18 anos ou contratante do plano de saúde.

Antes ou na data do vencimento.

Através da Central de Atendimento WhatsApp (86) 2107-8000, site da Unimed Teresina www.unimedteresina.com.br ou pelo aplicativo Unimed Teresina disponível para Android e IOS na loja de aplicativos em seu celular.

O boleto estará disponível nos canais de atendimento da Unimed Teresina 10 dias antes do vencimento.

Aplicativos (internet banking, PicPay, Recarga Play), bancos ou lotéricas.

Até 72 horas.

A rede bancária reconhece o boleto vencido até 119 dias a contar da data do vencimento.

Planos inativos, contrato Pessoa Jurídica (PJ) ou débito automático.

Não, a emissão do boleto é realizada diretamente com a empresa contratante.

Deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Após detectar o que boleto foi pago em duplicidade deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul), portando os comprovantes de pagamento.

Quando o pagamento for realizado através de transferência ou deposito na conta da Unimed Teresina.

Deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefônico/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail: atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

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Declaração de Imposto de Renda, Quitação Anual, Tempo de Operadora e Carta de Portabilidade.

Através da Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br, Portal do Beneficiário no site www.unimedteresina.com.br ou aplicativo Unimed Teresina disponível para Android e IOS na loja de aplicativos em seu celular.

Beneficiário maior de 18 anos ou contratante do plano de saúde.

Deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Sim, disponibilizamos as seguintes declarações Declaração de Imposto de Renda, Quitação Anual e Tempo de Operadora.

Sim, disponibilizamos a Declaração de Tempo de Operadora.

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Beneficiário maior de 18 anos ou contratante do plano de saúde.

A mudança de vencimento pode ser solicitada a qualquer momento. Vale ressaltar que caso o boleto do mês já tenha gerado, a mudança somente poderá ser realizada em seu próximo vencimento.

Através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000 ou por e-mail atendimento@unimedteresina.com.br.

Sim. Vale ressaltar que caso o boleto do mês já tenha sido gerado, a mudança só poderá ser realizada em seu próximo vencimento.

Pelo menos 60 dias. Para garantir que os valores serão cobrados.

Alteração de vencimento de contrato Pessoa Jurídica (PJ) deve ser verificada juntamente com a empresa contratante.

Documentos de identificação (RG ou CNH), carteira do convênio e declaração de mudança de vencimento devidamente assinada pelo beneficiário maior de 18 anos ou contratante.

Prazo de 24h.

Se a alteração for da menor data de vencimento para maior é acréscimo e se for da maior data de vencimento para menor é desconto.

Deverá entrar em contato com a nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

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Beneficiário maior de 18 anos ou contratante do plano de saúde.

Mudança de titularidade, modalidade ou plano de saúde, alteração de nome, carteira desmagnetizada, vencida, perda, furto e carteira com informações incorretas (carência, dados do plano e do cliente).

Através da nossa Central de Atendimento Telefone/WhatsApp (86) 2107-8000, e-mail atendimento@unimedteresina.com.br ou atendimento presencial na sede da Unimed Teresina (Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul).

Para clientes vinculados a empresas (pessoa jurídica), o mesmo deverá solicitar a segunda via diretamente no RH da empresa contratante, pois a própria empresa solicitará diretamente para Unimed. Observação: A versão digital da carteira pode ser acessada através do aplicativo da Unimed Teresina. Ela substituirá, em caráter emergencial, a carteira física no atendimento médico.

Em casos de perda ou furto sem apresentação do Registro do Boletim de Ocorrência (BO).

Se a solicitação da nova carteira for realizada de forma presencial na sede da Unimed Teresina a entrega é de imediato ou se a solicitação for realizada através dos canais de atendimento (telefônico, WhatsApp ou e-mail) o envio da carteira é feito por meio dos Correios.

É para estas e outras facilidades que criamos o Cartão Virtual Unimed. Não precisa se preocupar, em caso de desmagnetização da sua carteirinha física ainda vigente, você pode utilizar o Cartão Virtual normalmente em seu atendimento. Baixe o aplicativo Unimed Teresina disponível para Android e IOS na loja de aplicativos em seu celular.

Não, em casos de beneficiário Intercâmbio a solicitação é realizada diretamente com a Unimed de Origem.

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Para atendimentos presenciais: das 08h às 18h (segunda a sexta-feira) na Rua São João, Nº 1262, Centro-Sul. Para atendimento por telefone/WhatsApp: 24h/dia.