Intranet Unimed Teresina

Notícias internas

Você sabe o que é PIMU?

Por conta da pandemia da Covid-19 houve um aumento considerável quanto ao uso de telas por parte, principalmente dos adolescentes. Estudos recentes mostram que o uso inadequado e abusivo da internet pode interferir na vida dos jovens levando a conflitos familiares, dificuldades de se relacionar, piora do sono, questões emocionais, psicológicas e piora do rendimento escolar.

A pediatra e hebiatra da Unimed Teresina, Talita Araújo, explica que a PIMU que é a sigla em inglês para "Uso Problemático de Mídias Interativas" não se restringe apenas a comportamento relacionados aos hábitos de jogar e apostar em ambientes virtuais, mas todas as interações nesse ambiente que levam a prejuízos funcionais e alterações de caráter compulsivo.

“Existem quatro formas de PIMU. A primeira é a busca compulsiva de informação online. Nesse caso, a pessoa não consegue ficar muito tempo desconectada e tem uma necessidade constante de ficar na internet. Segundo é o uso das redes sociais ao invés de interação direta. Terceiro o uso de pornografia levando a disfunção sexual. Quarto é o vício em jogos on-line. Todos esses comportamentos observados de forma exagerada compõem um quadro clínico de PIMU”, explicou.  

Talita disse ainda que se o filho jovem ou adolescente estiver fazendo uso abusivo das telas em geral, os pais ou responsáveis devem procurar ajuda profissional. “O hebiatra, que é o médico dos adolescentes, tem capacidade de atuar no tratamento de uso abusivo de telas e seus vícios. Esse tratamento deve incluir a família e adoção de regras e rotinas que ajudem o adolescente se livrar dessa dependência”, disse.



+ notícias