NOTÍCIAS

Dia mundial do diabetes e medicina preventiva

10 de Novembro de 2017
A A A

 

Nesta terça-feira, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, tema que foi campanha de destaque da ANS para este ano, oportunidade em que reforçou as ações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a qual lançou recentemente o primeiro relatório mundial sobre a doença, destacando as consequências da diabetes e defendendo a existência de sistemas que assegurem uma melhor prevenção, vigilância e cuidados mais efetivos com a patologia.

Segundo a OMS, cerca de 62 milhões de pessoas padecem de diabetes no mundo. No Brasil, esse número triplicou desde 1980, fazendo com que a doença se torne atualmente a quarta maior causa de morte no país, perdendo apenas para o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças demenciais. Estudos realizados pela Saúde Suplementar revelaram que o diagnóstico médico de diabetes entre os beneficiários de planos de saúde aumentou de 5,8% em 2008 para 7,1% em 2014. Esses dados comprovam que se medidas não forem tomadas, estima-se que quase 110 milhões de pessoas no mundo terão diabetes e sofrerão de suas complicações até 2040.

Diante dessa situação, a Unimed Teresina, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), desenvolveu programas de Medicina Preventiva que promovem a qualidade de vida dos seus beneficiários através de ações que estimulam a mudança de hábitos, promoção da saúde e a prevenção de agravos relacionados às doenças crônicas com um planejamento de saúde individual e/ou coletivo, em complemento às orientações e tratamentos médicos.

Dentre esses programas salientamos o VIVER BEM, voltado para beneficiários Unimed Teresina portadores de diabetes, que estão com a carteira ativa, que contem com mais de 12 anos de idade, que mantenham o vínculo com o médico assistente e possuam o critério de elegibilidade conforme avaliação do NAS.

No programa os beneficiários poderão ser acompanhados por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e educador físico (academia) até a obtenção de melhora do quadro de saúde existente.

Para participar do programa VIVER BEM o beneficiário deve realizar a inscrição no site da Unimed Teresina ou estabelecer contato com o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) através do número 2107-8005.