NOTÍCIAS

Nomofobia: uso excessivo de celular

01 de Setembro de 2017
A A A

 

Ansiedade, perda de contato com pessoas próximas, sentir-se mais feliz na vida virtual que na realidade, se preocupar com as curtidas e compartilhamentos de uma foto e deixar de aproveitar os momentos da vida para postar uma selfie são alguns dos sinais de que você está passando do limite. Uso abusivo do celular pode se tornar um transtorno psicológico, conhecido como nomofobia, do inglês “no mobile phobia” (medo de ficar sem o celular).

As pessoas usam o celular o tempo todo, mas ainda possuem o controle da situação. Quando coloca em risco alguma atividade que faz para usar o celular, quando não consegue se concentrar em outras atividades por estar focado no que está acontecendo no aparelho, fique atento, já pode ser o início de um problema. A pessoa até sabe que usa muito o celular, mas normalmente perde o senso crítico de que está exagerando, por isso quem está convivendo com a mesma percebe melhor e deve aconselhar o pedido de ajuda. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em 2014, 62,5 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, esse número aumentou mais de 20 milhões de 2013 para 2014. Desta forma, o estudo evidenciou que, mesmo em casa, 52% das pessoas continuam acessando a internet pelo celular. A questão é que, normalmente, quando percebe-se o uso excessivo de celular a pessoa já está no último estágio do vício. Por isso, é importante o trabalho de conscientização para a prevenção.

SAIBA O QUANTO VOCÊ ESTÁ VICIADO NO CELULAR:

Especialistas enumeram 5 níveis de vício

1-SEGURANÇA: Pessoa começa a perder contato com o mundo real;

2-RELEVÂNCIA: Vida virtual passa a ser mais importante;

3-TOLERÂNCIA: Sentir necessidade de estar conectado o tempo todo;

4-ABSTINÊNCIA: Se não conectada a pessoa fica tensa, nervosa e ansiosa;

5-CONTATO SOCIAL: Produtividade no trabalho caí, rendimento na escola diminui e ocorrem frequentes brigas com familiares e pessoas próximas.

 

PROFISSIONAL