NOTÍCIAS

Primeira Gastroplastia Endoscópica do Piauí é realizada no Hospital Unimed Primavera

31 de Janeiro de 2018
A A A

No último domingo (28) uma equipe de médicos piauienses foi responsável pela primeira cirurgia de gastroplastia endoscópica do Piauí. O procedimento aconteceu no Hospital da Unimed Primavera e foi comandado pelo endoscopista Lucídio Balduíno Leitão e sua equipe, formada pelo endoscopista Daniel Dutra, o especialista em cirurgia bariátrica Aderson Aragão, a anestesista Sandra Moura Fé, além do grupo de enfermagem.

A Gastroplastia Endoscópica foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2017. A técnica é destinada a pacientes com sobrepeso ou obesidade moderada (IMC acima de 30), que poderão reverter o excesso de peso com o procedimento. Realizado via endoscopia, de forma menos invasiva e sem cortes, a Gastroplastia Endoscópica reduz o tamanho do estômago em até 60%. A técnica promove saciedade e uma perda de peso estimada de 20% a 25% do peso original no período de um ano. Como é feita com anestesia geral superficial, a cirurgia oferece menor risco e recuperação mais rápida. 

Segundo o médico Lucídio Leitão, a paciente possuía IMC 32  e havia tentado diversos tipos de tratamento para perda de peso sem obter sucesso. “Inovamos e somos pioneiros com esse novo procedimento no Piauí para combater a obesidade. A cirurgia atende pacientes que não são candidatos à cirurgia bariátrica convencional e já tentaram o tratamento clínico sem sucesso, principalmente se tem outras doenças associadas tais como esteatose do fígado, pressão alta, diabetes e apneia do sono", ressalta o endoscopista.

A  Gastroplastia Endoscópica, técnica inovadora e pioneira, foi realizada no Hospital Unimed Primavera. A casa de saúde tem se firmado como um centro de alta referência em cirurgias de alta complexidade na capital.

De acordo com o Diretor Geral do HUP, o neurocirurgião Maurício Giraldi, a equipe comandada pelo endoscopista Lucídio Leitão é inovadora e está de parabéns pela excelência na realização do procedimento, que coloca o Estado no mesmo nível da gastroplastia nacional. "Recebemos, com grata satisfação, o Dr Lucídio Leitão e a sua equipe, que confiaram na estrutura e na potência do Hospital Unimed Primavera para realizar a primeira Gastroplastia Endoscópica do Estado. Hoje o HUP desponta como referência nas cirurgias de alta complexidade, mantém um alto nível de confiabilidade entre a categoria e possui uma equipe multidisciplinar completa. Estamos abertos a todos os médicos piauienses que, assim como Dr Lucídio, têm como missão colocar o Estado como referência em saúde e procedimentos inovadores na nossa área", afirmou Giraldi. 

Para o presidente da Unimed Teresina, urologista Emmanuel Fontes, a realização de uma técnica pioneira como a Gastroplastia Endoscópica em um dos Hospitais Unimed mostra a excelência dos centros de saúde da cooperativa. "A realização desta e de outras cirurgias grandes e complexas constata o quanto evoluímos. O Hospital Unimed Primavera está cumprindo muito bem o seu papel como centro de excelência e de alta complexidade", destacou o presidente.