Viver Bem

Prevenção de IST's

12 de Fevereiro de 2019

Segundo dados da OMS (2013), diariamente mais de um milhão de pessoas se infectam com algum tipo de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e estima-se, que a cada ano, 500 milhões adquirem algum tipo de IST curável, dentre elas gonorreia, sífilis, tricomoníase e clamídia.

As IST’s são transmitidas, especialmente, por via sexual sem o uso do preservativo com uma pessoa portadora da infecção, estas podem se manifestar através de corrimentos, verrugas, feridas e bolhas.

Algumas destas patologias podem permanecer assintomáticas em nosso organismo por diversos anos e quando não diagnosticadas e tratadas precocemente podem trazer diversas complicações, por isso faz-se necessário o acompanhamento preventivo com profissionais de saúde.

O acompanhamento e atendimento imediato de pessoas com algum tipo de queixa visa, principalmente, interromper a cadeia de transmissão, prevenir complicações, bem como a cura.

Ações de conscientização, o uso adequado de medidas protetivas, estar em dias com os exames preventivos, vacinação e tratamento em tempo oportuno são medidas que podem diminuir ou até mesmo prevenir o aparecimento destas patologias.

 

Referência

 

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Ana Cecília Martins Freire

Enfermeira NAIS

Núcleo de Atenção a Saúde

Logo Unimed
TI Unimed Teresina