Últimas Notícias

Cuidados com hidratação devem ser redobrados nas férias, alerta médico

18 de Julho de 2019

No período de férias, é muito importante cuidar da saúde. O médico e cirurgião plástico Edson Vale, da Unimed Teresina, relacionou os cuidados mais importantes com a saúde para quem vai aproveitar a folga para se expor ao sol, seja fazendo atividade física, seja curtindo praia, piscina, etc.

1 - Hidratação

Segundo o médico Edson Vale, a exposição excessiva ao sol e a locais com altas temperaturas gera risco de desidratação. Para não descuidar da saúde, o médico recomenda de 3 a 4 litros de água por dia. “Uma vez exposto ao sol, a sudorese faz com que o corpo perca muito líquido e tenha desidratação, gerando outras complicações mais sérias à saúde”, explica.

2 – Escolher alimentos saudáveis

Edson recomenda tomar, de preferência, água e sucos naturais, e evitar líquidos, assim como alimentos, industrializados. Além disso, não são recomendadas bebidas alcoólicas. “O consumo de álcool é um dos fatores que contribuem mais ainda para a desidratação”, enfatiza. Além de cuidar da saúde, o médico afirma que se evitam transtornos e acidentes, muito mais frequentes em viagens de férias.

3 – Exercícios Físicos

Deve-se evitar a prática de exercícios físicos em horários muito quentes. “O ideal é que se evite o horário entre 10h e 16h. Mesmo nos horários mais amenos, a ingestão de água, principalmente, deve ser bem vigiada”. Outro cuidado, segundo o especialista, é com relação à vestimenta. “Vestimentas mais leves e mais claras são preferíveis”, incentiva.

TI Unimed Teresina