ESPAÇO MEDICINA PREVENTIVA

Perigos do calçado com salto para crianças

Ao fazer uma breve pesquisa em um buscador de internet é possível encontrar centenas de opções de calçados de salto voltados para o público infantil. Há coloridos, brilhosos, outros mais discretos, grande parte dos modelos incorpora características dos sapatos das mulheres, tornando-os ainda mais atrativos para as meninas. Embora a altura dos saltos dos calçados infantis possa parecer inofensiva quando comparada às opções disponíveis para o público adulto, especialistas em ortopedia infantil alertam que o salto na infância pode provocar prejuízos ao desenvolvimento das crianças. 


Problemas gerados pelo calçado infantil com salto 
• As estruturas ósseas da criança podem começar a se moldar com problemas, modificando a posição da coluna e causando transtornos nos músculos. 
• Sobrecarga no antepé, pois ele fica responsável por concentrar o peso corporal quando a parte de trás do corpo é levantada. 
• Desequilíbrio da postura corporal, favorecendo quedas e tropeços. 
• Manifestação de dores na panturrilha, pés, bolhas, joanete e alterações na unhas e dedos. 

Quando a menina pode utilizar? 

Após a primeira menstruação pode ser usado pelas meninas o salto, não muito alto, de até quatro centímetros. São indicados os modelos em formato de plataforma, porque não colocam o pé numa postura de elevação no calcanhar e apoio nos dedos.


Postada em: 19/04/2016

© Tecnologia da Informação Unimed Teresina - Todos os Direitos Reservados

CNPJ: 07.241.136/0001-32